PARASHÁ NASSÓ
A Parashá Nassó, que nos ensina sobre o “Nazirato”, um tipo de “voto” voluntário através do qual a pessoa recebia sobre si, por um tempo limitado, as seguintes restrições: não beber vinho ou consumir derivados de uva, não cortar o cabelo e não se impurificar através do contato com mortos. Era uma maneira de alcançar níveis maiores de santidade, abstendo-se temporariamente de prazeres do mundo material.
Um dos Nazirim mais famosos da história foi Shimshon, um dos juízes do povo judeu, que tornou-se Nazir desde o ventre de sua mãe. Um anjo veio anunciar aos seus pais seu nascimento. De acordo com o Rav Meir Tzvi Bergman, os pais de Shimshon também receberam do anjo o comando de se abster dos derivados de uva e das impurezas espirituais. É fácil entender por que a mãe deveria se abster, pois ela alimenta diretamente o filho. Porém, por que o pai também deveria se abster?
O anjo estava ensinando um dos grandes fundamentos da educação: da forma que eles gostariam que o filho se comportasse, assim eles deveriam se comportar. A casa deveria ser um modelo para o filho. A melhor forma de ensinarmos algo aos nossos filhos é através do exemplo pessoal.
Esta é certamente a maior contribuição que o Fundo de Bolsas pode dar na educação das nossas crianças: o exemplo vivo do Chessed, de que não adianta apenas termos boas intenções, é preciso ajudar o próximo na prática. Com todos os seus maravilhosos projetos, o Fundo de Bolsa causa um enorme impacto positivo no coração das crianças da nossa comunidade, contribuindo para a formação de uma geração mais engajada com os atos de Chessed e de preocupação com o próximo. Por isso merecem nosso agradecimento, do fundo do coração.
R’ Efraim Birbojm
Rebe do Talmud Torá Hamaor.