Educação judaica: legado de valores e continuidade

Compartilhe esse post!

Falar em educação é falar sobre responsabilidade, sobre compartilhamento, sobre o nosso papel na construção do futuro.

Construir um legado é se perpetuar no tempo ao longo de gerações; é deixar uma marca duradoura no mundo daquilo que te inspira, é deixar a semente da continuidade.

O mundo que queremos ver amanhã, nasce das histórias que contamos e das experiências que possibilitamos aos nossos filhos, hoje.

Ao longo dos meus anos de trabalho no Programa Fundo de Bolsas, tenho visto que o compromisso com a educação e a continuidade dos valores judaicos, são temas que unem a comunidade e que fazem com que a mesma não meça esforços na hora de apoiar o estudo judaico, para as famílias que têm alguma dificuldade em manter os seus filhos nas escolas judaicas.

 E é lindo de ver! Desde a criança que doa uma moeda de seu cofrinho até um grande doador que separa parte de seu recurso para apoiar vários alunos. Não importa o tamanho da doação, mas, sim a vontade de construir o futuro que está no coração de todos.

Portanto, falar em educação é falar de um legado intangível, que sustenta a continuidade da tradição judaica, das gerações futuras, do fortalecimento comunitário e da esperança de um mundo melhor para todos.

Sobre o Fundo de Bolsas:

O Fundo de Bolsas é um programa de bolsas de estudo, em escolas judaicas da cidade de São Paulo, para crianças e jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foi criado em 2016, como uma entidade independente para centralizar e gerir as bolsas de estudos, com profissionalismo e transparência.

Com objetivo de apoiar a educação judaica, o Programa se propõe a permitir o acesso e manter o maior número possível de crianças e jovens em escolas judaicas. A comunidade escolar conta com, aproximadamente, 1.950 alunos bolsistas/descontistas, dos 4.300 matriculados. O Vaad Hachinuch estima que há 12 mil crianças em idade escolar na comunidade judaica.

 

Mônica Cohen
Gestora do Programa

 

 

Notícias Relacionadas

Escolas

Parashá Nassó

A Parashá Nassó, que nos ensina sobre o “Nazirato”, um tipo de “voto” voluntário através do qual a pessoa recebia sobre si, por um tempo limitado, as seguintes restrições: não beber vinho ou consumir derivados de uva, não cortar o cabelo e não se impurificar através do contato com mortos.

Leia mais »

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Fique por dentro de tudo que acontece no Fundo de bolsas!

Ao inscrever-se, você aceita nossa Política de Privacidade